Altas habilidades/superdotação e deficiência: reflexões sobre o duplo estigma

Autores

  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação Especial, Altas habilidades/superdotação, Deficiência, Duplo estigma.

Resumo

A produção de estigmas em pessoas com alguma marca considerada desvalorizada pelos padrões sociais é antiga. As pessoas com deficiência, inseridas no rol dos visivelmente marcados, eram e são estigmatizadas por não condizerem aos padrões exigidos pelo modelo social. Na mesma situação, as pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação igualmente carregam consigo os preconceitos, rótulos e discriminações por sua diferença. Assim, o objetivo deste artigo é trazer a reflexão sobre a possibilidade das pessoas possuírem duplicidade de necessidades educacionais especiais (DNEE), quais sejam: altas habilidades/superdotação e deficiência, e com isso a condição do duplo estigma. A metodologia adotada no presente artigo se deu por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Os resultados indicam que há escassez de estudos sobre a DNEE e que os estudantes com essa condição matriculados nas escolas brasileiras podem apresentar a duplicidade de estigma.

Biografia do Autor

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Direito e Pedagogia. Especialista em dotados e talentosos, Mestre em Educação, Doutora em Educação Especial. Docente do Curso de Licenciatura em Educação Especial e da Pós - Graduação em Educação Especial - UFSCar

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Professora dom Programa de Pós - Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

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Publicado

2014-03-17

Como Citar

Rangni, R. de A., & da Costa, M. da P. R. (2014). Altas habilidades/superdotação e deficiência: reflexões sobre o duplo estigma. Educar Em Revista, 30(53), p. 187–199. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33859

Edição

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