A sociedade do espetáculo e a reconfiguração da autoridade pedagógica

Autores/as

  • Antonio Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Palabras clave:

Sociedade do Espetáculo, Indústria Cultural Globalizada, Autoridade Pedagógica, Panóptico Atemporal

Resumen

Na atual sociedade do espetáculo, há um novo imperativo categórico: fazer
propaganda de si próprio se transforma na condição da autoconservação. Em
meio à universalização das telas e das câmeras, presentes em praticamente
todas as relações sociais, destacou-se o caso do colégio Rio Branco, onde
107 alunos foram suspensos por terem se rebelado contra a instalação de
câmeras nas salas de aula. Diante deste caso, tem-se como objetivo neste
artigo refletir criticamente sobre as novas configurações do significado do
conceito de autoridade pedagógica na sociedade na qual todas as relações
tendem a se espetacularizar. É nesta sociedade que também as imagens dos
professores e alunos se convertem em fetiches audiovisuais que se eternizam
por meio das redes sociais, fato este que fomenta a propagação do chamado
panóptico atemporal.

Biografía del autor/a

Antonio Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Professor-Associado do Dep. de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Pesquisador CNPq 1C, Assessor Fapesp e Coordenador do Grupo de Pesquisa: "Teoria Crítica e Educação-UFSCar".

Publicado

2013-10-07

Cómo citar

Zuin, A. S. (2013). A sociedade do espetáculo e a reconfiguração da autoridade pedagógica. Educar Em Revista, 29(50), p. 207–222. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33533

Número

Sección

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