Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil

Autores

  • Paulo Vinícius Baptista da Silva UFPR
  • Gizele de Souza UFPR

Resumo

O artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola. 

Biografia do Autor

Paulo Vinícius Baptista da Silva, UFPR

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e do Núcleo de Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil (NEPIE) da Universidade Federal do Paraná, Brasil. E-mail: paulovbsilva@uol.com.br

Gizele de Souza, UFPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Núcleo de Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil (NEPIE) da Universidade Federal do Paraná, 

Downloads

Publicado

2013-03-30

Como Citar

Silva, P. V. B. da, & de Souza, G. (2013). Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil. Educar Em Revista, 29(47), p. 35–50. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31336

Edição

Seção

Dossiê Temático