Aspectos metodológicos e constitutivos do pensamento do adulto

Autores

  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Junior Saccon Frezza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, Processos Cognitivos, Piaget

Resumo

O estudo do pensamento do adulto apresenta algumas particularidades metodológicas que dificultam a investigação. Para a análise das estruturas e dos processos mentais os pesquisadores da Epistemologia Genética têm por referência o Método Clínico-Crítico ou, simplesmente, Método Clínico. Todavia, os estudos de Piaget e da Escola de Genebra se ocupam, principalmente, do desenvolvimento em termos psicogenéticos, isto é, da evolução intelectual a partir da criança. No caso dos adultos, o Método Clínico precisa sofrer algumas adaptações, pois estes apresentam estruturas e processos de pensamento singulares. Em geral, o raciocínio mais apurado e rápido dos adultos pode levar à abertura de múltiplos possíveis e de incontáveis patamares de hipóteses que se reúnem em quadros dedutíveis simultâneos. É particularmente difícil averiguar um pensamento que pode seguir ao mesmo tempo mais do que um percurso, bem como descartar ligeiramente algumas hipóteses em favor de outras. O objetivo deste artigo é apresentar possibilidades metodológicas de pesquisa que atendam as especificidades do adulto. Em particular, abordaremos a prática do Método Clínico e suas nuances na aplicação com sujeitos maiores de 20 anos. Dada a variedade de operações lógico-matemáticas possíveis, destacaremos a investigação na perspectiva do sujeito psicológico e da construção da significação.

Biografia do Autor

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogo, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Universidade de Genebra. Profesor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande.. É líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC (CNPq-FURG)

Junior Saccon Frezza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Física. Mestre em Educação. Integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia Genética e Educação - NEEGE (CNPq-UFRGS)

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Publicado

2011-04-29

Como Citar

da Silva, J. A., & Frezza, J. S. (2011). Aspectos metodológicos e constitutivos do pensamento do adulto. Educar Em Revista, 27(39), p. 191–205. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14550

Edição

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