Influências da política educacional no sindicalismo docente brasileiro

Autori

Parole chiave:

Remuneração docente, Pautas reivindicativas, Política Educacional, Sindicalismo Docente.

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise das relações entre o sindicalismo docente e a política educacional no Brasil, desvelando as determinações dessa relação na luta pela garantia de uma remuneração justa. Resultado de uma pesquisa mais ampla de Doutorado sobre sindicalismo docente, este texto se fundamenta nos pressupostos teóricos e metodológicos do marxismo e se caracteriza por ser um estudo bibliográfico e documental. Com base no estudo realizado, é possível indicar que a luta econômica sindical dos professores é mediada e influenciada pela política educacional, sobretudo aquelas que determinam o financiamento (como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb) e a valorização dos profissionais do magistério (como o Piso Salarial Profissional Nacional – PSPN), condicionando o caráter das lutas e o conteúdo das pautas reivindicativas. Se, por um lado, a aproximação do sindicalismo docente com as políticas educacionais representa um avanço, no sentido de uma carreira docente legislada; por outro lado, contraditoriamente, condiciona o sindicalismo ao ritmo das políticas do Estado.

Biografie autore

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutora em Educação, na linha de História e Políticas Educacionais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga, graduada pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), campus de Irati. Especialista em Educação Especial Inclusiva. Atuou como professora das instituições de ensino superior FATI (2015-2016), UNESPAR (2016) e FASF (2018). Atualmente é professora colaboradora do curso de Pedagogia na UNICENTRO, campus de Irati. 

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina.

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha Educação, História e Política (2009), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha Políticas Educacionais (2003) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (1996). É Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Pubblicato

2024-07-19

Come citare

Taras Vaz, M. R., & Masson, G. (2024). Influências da política educacional no sindicalismo docente brasileiro. Educar Em Revista, 40(1), e89369. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89369

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua