Educação patrimonial com crianças: memórias e produção de representações sociais sobre a cidade

Autori

Parole chiave:

Educação Patrimonial. Representações Sociais. Crianças. Centro Histórico

Abstract

O presente texto busca contribuir para o estudo a respeito das representações sociais de crianças sobre a cidade, sendo esta compreendida como material, matriz e artefato cultural e, portanto, legítimo objeto acerca do qual diferentes grupos sociais compartilham e produzem significações. Os Centros Históricos das cidades são possuidores de objetivações pois detêm, em seus espaços, as marcas de acontecimentos históricos, evocam o passado em sua forma de organização específica e contam a memória do lugar. Especificamente, o debate apresentado pretendeu analisar as vivências de crianças no Centro Histórico de Cuiabá, considerando o espaço físico um lugar de memórias, afetos e identidade cultural, sustentado por um projeto representacional associado a diferentes e contraditórios valores historicamente constituídos. Trata-se de um estudo de caso único, ancorado na epistemologia dialógica, que tem, como sujeitos, crianças entre 7 e 11 anos, participantes de um projeto cultural. Para a produção de dados, utilizou-se uma vivência no Centro Histórico de Cuiabá, por meio de um roteiro narrativo. Os dados foram agrupados em episódios e analisados segundo a noção da análise compreensiva. As crianças deste estudo revelaram a constatação do fenômeno do esvaziamento e silenciamento do Centro Histórico e a ruptura do diálogo intergeracional, que tem impedido a reposição da memória social, sendo o Centro Histórico uma testemunha.

Biografie autore

Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Psicólogo, Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. E-mail: jeyssonrf10@gmail.com

Daniela Barros Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso.

Psicóloga, Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, campus Cuiabá, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância-GPPIN, pesquisadora associada do Centro Internacional. E-mail: freire.d02@gmail.com

Pubblicato

2024-05-03

Come citare

Fernandes da Cunha, J. R., & Andrade, D. B. S. F. (2024). Educação patrimonial com crianças: memórias e produção de representações sociais sobre a cidade. Educar Em Revista, 40(1), e88528. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88528

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente