Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal
Palabras clave:
vínculos, formação pessoal e profissional, relação-reflexa, bonds, personal and professional development, reflexive-relationResumen
O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os vínculos estabelecidos pelo
professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a proposta pedagógica
e a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando
a relação-reflexa no processo de formação profissional e pessoal
deste sujeito. Para tanto, buscou-se identificar, no interior da escola, o
posicionamento docente quanto aos aspectos afetivos, pedagógicos e
normativos, bem como os princípios, a coerência e os valores da proposta da
EJA, de que forma ele se identifica com ela e com que autonomia a sustenta.
No interior da escola também foi questionado o exercício de autoridade,
participação na tomada de decisões, conflitos pessoais, predisposição a
mudanças necessárias, aceitação das novas idéias, motivação e valorização
frente às condições de trabalho.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

