PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES: CONHECIMENTOS, SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA

Autori

  • Roberto Valdés Puentes Unitri
  • Orlando Fernández Aquino CUSS
  • Armindo Quillici Neto Unitri

Parole chiave:

PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES, DOCÊNCIA, CONHECIMENTOS

Abstract

Objetivamos analisar diferentes classificações e tipologias sobre os conhecimentos, saberes e competências necessários ao exercício da docência. Os onze estudos levantados representam uma parte modesta das pesquisas realizadas nas duas últimas décadas. Ainda assim, foi possível, a partir deles, chegar a quatro conclusões; primeiro, que é enorme a variedade de autores que têm pretendido ordenar a pluralidade, composição e heterogeneidade dos saberes profissionais dos professores; segundo, que as próprias classificações e tipologias elaboradas, como resultado desses estudos, são tão plurais, diversas e heterogêneas como seu objeto de análise, o que torna impossível uma comparação entre elas; terceiro, que a proliferação de classificações e tipologias em lugar de melhorar a compreensão dos saberes por elas estudados, aumentou sua complexidade e os tornaram menos inteligíveis; quarto, que apesar da diversidade de enfoques ser plural, diversa e heterogênea, o significado conceitual é quase o mesmo nos onze autores estudados.Palavras-chave: profissionalização dos professores; docência; conhecimento. 

 

Biografie autore

Roberto Valdés Puentes, Unitri

Doutor em Educação (Unimep). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – FACED/UFU

Orlando Fernández Aquino, CUSS

 Doutor em Ciências Pedagógicas (ISP/Villa Clara, Cuba). Docente do Curso de Especialização em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americana do Instituto de Letras e Linguísticas (UFU).

Armindo Quillici Neto, Unitri

Doutor em Educação (Unicamp). Professor Adjunto das Faculdades Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia – FACIP/UFU

Come citare

Puentes, R. V., Aquino, O. F., & Neto, A. Q. (2009). PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES: CONHECIMENTOS, SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA. Educar Em Revista, 25(34), p. 169–184. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8216

Fascicolo

Sezione

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