Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática

Autori

  • Annatália Meneses de Amorim Gomes
  • Conceição Maria de Albuquerque
  • Ana Maria Fontenelle Catrib
  • Raimunda Magalhães da Silva
  • Marilyn Kay Nations
  • Mirna Frota de Albuquerque

Parole chiave:

ensino-aprendizagem, didática, prática pedagógica, teaching-learning, didactics, pedagogical practice

Abstract

O saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.

Come citare

Gomes, A. M. de A., Albuquerque, C. M. de, Catrib, A. M. F., Silva, R. M. da, Nations, M. K., & Albuquerque, M. F. de. (2006). Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Educar Em Revista, 22(28), p. 231–246. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua