Democracia e diferença em tramas político-curriculares contemporâneas: o Escola Sem Homofobia em análise

Autori

Parole chiave:

Currículo. Escola Sem Homofobia. Diferença. Democracia

Abstract

No texto, apresentamos uma aproximação analítica sobre discursos contemporâneos em torno da diferença sexual em suas referências à educação e, mais especificamente, ao currículo. Objetivamos expor o discurso da diversidade sexual como um dispositivo de controle e regulação da vida e de produção de subjetividades específicas que tenta fechar, de uma vez por todas, os flancos da radicalidade democrática da diferença, mas também, como um espaço onde a vida pode insurgir-se e produzir outros possíveis na educação. O material empírico utilizado para esse exame foi o caderno de conteúdos do Projeto Escola Sem Homofobia, documento produzido no contexto das políticas anti-homofobia assumidas pelo Estado na contemporaneidade. Em sua articulação teórico-metodológica, a análise é realizada em bases pós-estruturalistas recorrendo ao pensamento da Diferença, de Michel Foucault, em suas articulações político-discursivas. Os resultados apontam para o fato de que, embora o programa Escola Sem Homofobia esteja centrado em um discurso pautado na diversidade sexual de tônica neoliberal, é possível encontrar fissuras onde a diferença vibra e possibilita a visualização de linhas de resistência e fuga, indiciando outras referências ético-políticas para a experiência e tratamento da sexualidade nos currículos, compilando colisões para um horizonte democrático na educação. Ainda que exista uma tentativa de determinação final da experiência da sexualidadenas políticas anti-homofobia, pautadas pela fixação de identidades, esse se torna um projeto impossível, frente a pujança da diferença.

Biografie autore

José Rafael Barbosa Rodrigues, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/UFPA. Doutorando em Educação - PPGED/UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Diferença e Educação - DIFERE/UFPA.

Josenilda Maués, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP. Professora Titular da Universidade Federal do Pará - UFPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/ICED/UFPA. Coordenadora adjunta do PARFOR/UFPA.

Pubblicato

2020-12-21

Come citare

Rodrigues, J. R. B., & Maués, J. (2020). Democracia e diferença em tramas político-curriculares contemporâneas: o Escola Sem Homofobia em análise. Educar Em Revista, 36. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75686

Fascicolo

Sezione

Dossiê - Educação, democracia e diferença