Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
Abstract
Os impactos do viés neoliberal sob o comando do mercado e controle do
Estado tem se manifestado nas ações diárias da vida docente e do pesquisador
universitário. O sujeito que produz o conhecimento está sendo desqualificado
frente às políticas de avaliação, contudo sua prática se insere nas comunidades
locais e estas ações nem sempre se tornam visíveis. O objetivo desse estudo
foi analisar o que está sendo posto como verdade para a universidade, desvelando
outras instâncias pouco conhecidas, como o são aquelas das ações com
pertinência local/regional. A metodologia qualitativa incluiu estudos de caso
sobre as produções docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação
Unemat, Brasil. As ações que acontecem nos diferentes campi da universidade,
e resultam em publicações, foram mapeadas segundo os territórios em que
ocorrem. Mostraram saberes, percepções e ações, invisíveis às avaliações.
Evidenciou-se que a ações fortalecem a regionalização e têm efeitos sobre
sujeitos e contextos locais. São ações que ainda não são captadas por indicadores
e critérios de avaliação das medidas de larga escala que incidem sobre os
programas de pós-graduação e a pesquisa. De tais ações, contra-hegemônicas,
resulta um ‘conhecimento social emergente’. Propomos neste texto que o
conhecimento local-regional, o conhecimento social emergente, também
pode ser internacionalizado, tornando-se conhecimento Glocal, sendo local,
regional e global ao mesmo tempo.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.