Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal

Autores/as

Resumen

Os impactos do viés neoliberal sob o comando do mercado e controle do
Estado tem se manifestado nas ações diárias da vida docente e do pesquisador
universitário. O sujeito que produz o conhecimento está sendo desqualificado
frente às políticas de avaliação, contudo sua prática se insere nas comunidades
locais e estas ações nem sempre se tornam visíveis. O objetivo desse estudo
foi analisar o que está sendo posto como verdade para a universidade, desvelando
outras instâncias pouco conhecidas, como o são aquelas das ações com
pertinência local/regional. A metodologia qualitativa incluiu estudos de caso
sobre as produções docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação
Unemat, Brasil. As ações que acontecem nos diferentes campi da universidade,
e resultam em publicações, foram mapeadas segundo os territórios em que
ocorrem. Mostraram saberes, percepções e ações, invisíveis às avaliações.
Evidenciou-se que a ações fortalecem a regionalização e têm efeitos sobre
sujeitos e contextos locais. São ações que ainda não são captadas por indicadores
e critérios de avaliação das medidas de larga escala que incidem sobre os
programas de pós-graduação e a pesquisa. De tais ações, contra-hegemônicas,
resulta um ‘conhecimento social emergente’. Propomos neste texto que o
conhecimento local-regional, o conhecimento social emergente, também
pode ser internacionalizado, tornando-se conhecimento Glocal, sendo local,
regional e global ao mesmo tempo.

Publicado

2019-07-30

Cómo citar

Gonzaga dos Santos Lima, E., & Leite, D. (2019). Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal. Educar Em Revista, 35(75), 61–79. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66011

Número

Sección

Dossiê Temático