Crítica ao fetichismo da individualidade e aos dualismos na educação ambiental

Autori

  • Carlos Frederico B. Loureiro

Parole chiave:

Educação Ambiental, fetichismo, dualismo, crítica, dialética emancipatória, Environmental education, fetichism, dualism, critic, emancipating dialectic

Abstract

No presente artigo estabelecemos a crítica a duas categorias recorrentes em Educação Ambiental, tanto em termos práticos quanto discursivos: o fetichismo da individualidade e os dualismos escola-sociedade, linguagemtrabalho. À luz de um referencial teórico inserido na tradição dialética emancipatória, problematizamos os limites e as implicações pedagógicas de tais categorias no fazer educativo ambiental. Com isso, sinalizamos para a necessidade de maior reflexão e debates acerca do que representa a incorporação de certos posicionamentos a-históricos e não-dialéticos, apesar de por vezes relacionais, diante dos desafios e finalidades que os educadores ambientais historicamente se colocam. Por fim, reafirmamos a pertinência do método dialético marxiano, quando se tem por objetivo a construção de uma Educação Ambiental baseada na compreensão complexa e contextualizada da realidade e focalizada na superação das relações sociais estabelecidas no capitalismo, como caminho para a concretização de um novo patamar societário na natureza.

Pubblicato

2006-10-20

Come citare

Loureiro, C. F. B. (2006). Crítica ao fetichismo da individualidade e aos dualismos na educação ambiental. Educar Em Revista, 22(27), p. 37–53. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6470

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático