Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação

Autores/as

  • Marcus Vinícius Correa de Carvalho Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-1473-0912

Resumen

Proponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a cultura
ocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termos
são mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que,
ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetória
ocidental nos últimos dois mil anos, o signifi cado polissêmico do termo
mimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”,
defi nindo aspectos cruciais do que se entende como educação.

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Correa de Carvalho, M. V. (2019). Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação. Educar Em Revista, 35(73), 15–31. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733

Número

Sección

Dossiê Temático