A formação prática de professores no estágio curricular
Parole chiave:
teacher training, pedagogical practice, practical curricular training, formação de professores, prática pedagógica, estágio curricularAbstract
Partindo da premissa de que a dimensão prática deve ser considerada naformação inicial de professores, entendemos que o Estágio Curricular, sebem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momentorelevante na perspectiva curricular do processo de formação prática dos futurosprofessores. Dessa forma, o presente artigo apresenta algumas reflexões ediscussões, oriundas de uma investigação qualitativa, sobre a importância e opapel do Estágio Curricular na formação prática de alunos. Os sujeitos destapesquisa são alunos concluintes do Curso Normal Superior da Universidadedo Vale do Paraíba (UNIVAP). A partir da interpretação de diferentes autores(LIMA, 2001; TARDIF, 2002; PIMENTA,2001; GÓMEZ, 2000), compreendemosa prática enquanto práxis, uma vez que, permeada por um processo dereflexão, ela pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformaçãoda realidade escolar. Sendo assim, evidenciamos, nos relatórios apresentadose nos discursos dos alunos, as aprendizagens práticas consideradas construídasdurante o estágio. Analisamos os dados recolhidos, à luz da teoria estudadasobre a formação prática e profissional dos professores. Identificamos osaspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular nadimensão de ser um espaço/tempo, também destinado à construção de conhecimentospráticos na formação dos professores. E, finalmente, propomos novasperspectivas para a orientação e realização do estágio curricular na formaçãode professores, centradas na relevância da formação prática e na articulaçãoentre todas as disciplinas do curso de formação.Come citare
Santos Felício, H. M. dos, & Oliveira, R. A. de. (2008). A formação prática de professores no estágio curricular. Educar Em Revista, 24(32), p. 215–232. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838
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