Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben / Performative pedagogy and its non-places: reverberations of khôra based on Plato, Derrida and Agamben

Autori

  • Marcelo de Andrade Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Parole chiave:

Pedagogia Performativa, Des-criação, Comum, Espaço, khôra / Performative pedagogy, Un-creation, Common place, Space, Khôra

Abstract

A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverbera-ções discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito – dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica – na constituição de um comum – espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.

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This essay-like research deals with the discursive reverberations (of greater philosophical expression) of the concept figure khôra, pointing to pedagogi-cal-performative injunctions and their ethical and political variables. Based on the elaborations of Plato, Jacques Derrida and Giorgio Agamben, the text investigates the notion of place (and non-place) condensed in khôra, in view of the subjects’s fluctuating position – of the places he occupies, engenders and with which he identifies – in the constitution of a common place – a space in which the personal and the impersonal could coexist. Contrary to an interpretation that conceives performative pedagogy as a poetics and establisher of an interplace, this text signals to the condition of impotency and indeterminacy intrinsic to this performative pedagogy, demonstrating its un-creative, open and contingent character.

Pubblicato

2018-02-05

Come citare

Pereira, M. de A., & Icle, G. (2018). Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben / Performative pedagogy and its non-places: reverberations of khôra based on Plato, Derrida and Agamben. Educar Em Revista, 34(67), p. 121–137. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56085

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático