As escritas corporais da caixinha de música: educação infantil

Autori

  • Alice Medina Universidade de Brasília - UnB

Parole chiave:

corpo, música, educação infantil.

Abstract

O presente estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil em Brasília no Distrito Federal com crianças e baseado na expressão corporal no contexto de pertencimento da infância. O objetivo do estudo foi verificar a expressão corporal baseada na escuta musical e na representação e expressão corporais das crianças da Educação Infantil, baseada na relação entre a caixinha de música e a livre expressão como forma de linguagem e de comunicação. Em relação à metodologia utilizada foi um estudo qualitativo - descritivo com o registro da expressão corporal de cada criança. Participaram das atividades crianças na faixa etária média de cinco anos do Jardim II - Turma com 18 crianças (horário vespertino) de Educação Infantil, após autorização dos responsáveis. Como conclusão observou-se que ao contemplar a livre expressão do corpo infantil Ao se expressar a criança poderá se desenvolver de forma mais plena e alegre, possibilitando-a relacionar a dimensão externa com os estímulos apresentados e a dimensão interna, ou seja, o que ela é a partir dos sentidos e significados de sua identidade e ampliando seu senso de pertencimento.

Biografia autore

Alice Medina, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física - Universidade de Brasília UnB

Educação; Dança; Aprendizagem e Construção do Conhecimento; Educação Infantil

Pubblicato

2017-05-09

Come citare

Medina, A. (2017). As escritas corporais da caixinha de música: educação infantil. Educar Em Revista, 33(64), p. 267–281. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48668

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua