O saber-pesquisar sob o olhar de quem está entrando na Pós-Graduação em Educação

Autori

  • Messias Holanda Dieb Universidade Federal do Ceará

Parole chiave:

Pesquisa educacional, relação com o saber, desenvolvimento profissional.

Abstract

No presente artigo discuto a relação do pesquisador iniciante com a atividade de pesquisa no campo educacional, a partir das ideias de Charlot (2000) sobre as relações do sujeito com o mundo, com os outros e consigo mesmo na construção de si e de seus saberes. Na constituição dos dados, 30 mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, escreveram um balanço de seus saberes sobre o que é pesquisar. Para eles, a pesquisa é uma ação formativa que visa à solução de problemas da realidade social e de questões que afligem diretamente o professor. Finalizo, refletindo sobre alguns desafios na trajetória de pesquisa desses estudantes, os quais consideram a atividade como um elemento importante para o seu desenvolvimento profissional.

Biografia autore

Messias Holanda Dieb, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela UFC, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot, e pela Universidade da Califórnia em Santa Barbara - Estados Unidos (UCSB), supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman.

Pubblicato

2016-03-30

Come citare

Dieb, M. H. (2016). O saber-pesquisar sob o olhar de quem está entrando na Pós-Graduação em Educação. Educar Em Revista, 32(59), p. 231–249. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44078

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua