Juventude, cultura cívica e cidadania

Autori

  • Maria de Fátima Quintal de Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Jusamara Souza

Abstract

Nos últimos anos, têm-se ampliado de maneira significativa os estudos, análises e propostas dirigidas à compreensão de problemáticas que têm como foco central a juventude. Isto não revela tão somente um interesse de investigações acadêmicas, mas um compromisso em captar desafios e contradições no cenário da vida cotidiana contemporânea. Dar ouvido e buscar compreender, a partir da própria fala e vivência dos jovens, o que representa seu mundo, seu tempo e sua cidade são desafios a serem enfrentados se se tem a perspectiva de que os conhecimentos também podem contribuir para mudanças e melhoria no mundo atual. Nesse contexto é que podemos inserir o livro Juventude, Cultura Cívica e Cidadania, publicado em 2013 pela Garamond, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e organizado por Angela Randolpho Paiva, professora e pesquisadora do departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com doutorado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e pós-doc pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A obra desenvolve-se ao longo de 215 páginas, distribuídas em cinco capítulos, além dos anexos, e refere-se aos produtos de um projeto de pesquisa desenvolvido de 2004 a 2009, dentro do programa de iniciação científica (Pibic/CNPq), coordenado pela professora Angela e que teve a participação de graduandos do curso de sociologia. Em cada capítulo, são destacados alguns eixos temáticos relativos aos significados da participação e cidadania para os jovens da cidade do Rio de Janeiro, que estão no segundo ano do ensino médio e tinham entre 16 e 18 anos à época desse trabalho.

Pubblicato

2014-07-01

Come citare

Freitas, M. de F. Q. de, & Souza, J. (2014). Juventude, cultura cívica e cidadania. Educar Em Revista, 30(53), p. 313–318. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36589

Fascicolo

Sezione

Resenhas