Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco

Autori

  • Vera Lucia Felicetti Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)
  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

Parole chiave:

Evasão, Cursos de Graduação – Licenciatura, PROUNI

Abstract

Em todos os níveis educacionais há a problemática da evasão. Esta, por sua vez, vem sendo tema preocupante devido ao aumento, em destaque neste artigo, da evasão no Ensino Superior nos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento comparativo entre alunos de cursos de licenciatura bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e alunos não bolsistas no que diz respeito à situação deles, no segundo se­mestre de 2012, nos cursos por eles ingressados em 2007, 2008 e 2009 em uma instituição de Ensino Superior privada de cunho filantrópico, sem fins lucrativos, do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia usada foi quantita­tiva, com objetivo exploratório comparativo e procedimento técnico ex post facto. Foi usada a estatística descritiva e de inferência para a análise dos dados. A frequência de evasão foi menor entre os bolsistas ProUni (30%) do que entre os não bolsistas (41,2%). Os resultados indicam o ProUni como um programa que está conseguindo fidelizar os alunos nos cursos de licenciatura, pois um dos achados na regressão logística realizada foi que os bolsistas tiveram 56% menos chances de evadirem, sendo essa associação significativa, com p=0,005. Alunos mais jovens e do sexo feminino também apresentaram menores chances de evasão. O presente trabalho aponta para a necessidade de estudos mais abrangentes no que diz respeito às relações entre os ingressantes nos cursos de formação de professores via programas de ações afirmativas com relação aos outros ingressantes.

Biografie autore

Vera Lucia Felicetti, Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora FAPERGS. Professora do Curso Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Brasil.

Paulo Fossatti, Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Pós-Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Algarve (Portugal). Reitor e professor do Curso Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Brasil.

Pubblicato

2013-09-20

Come citare

Felicetti, V. L., & Fossatti, P. (2013). Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco. Educar Em Revista, 30(51), p. 265–282. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua