Curso de Pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessor

Autori

  • Olinda Evangelista UFSC
  • Jocemara Triches Universidade do Estado de Santa Catarina

Abstract

No presente artigo objetivou-se discutir a relação entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, aprovadas em 2006, e as orientações de Organizações Multilaterais. Analisou-se a documentação relativa à formação de professores procedente de Organizações Multilaterais, a literatura sobre reconversão docente e cotejaram-se os dados com os recolhidos nas DCNP. Foi possível verificar, por meio de análise qualitativa, que o professor assume um lugar privilegiado, constituindo-se como protagonista da reforma deflagrada, após os anos de 1990, na América Latina e Caribe. Implicitamente este sujeito configura-se como um superprofessor – multifuncional, polivalente, flexível, protagonista, tolerante. A proposta de transformação de suas funções configura-se como estratégia de reconversão e confirma-se na documentação examinada. Inúmeros elementos das DCNP convergem com os propostos por OM. Tal articulação corrobora com o processo de alargamento do conceito de docência e gestão e a restrição da formação teórica e do tempo de formação que, por consequência, pode levar à desintelectualização do professor e à configuração do Curso de Pedagogia, segundo as DCNP, como espaço de reconversão do professor em superprofessor.

Biografie autore

Olinda Evangelista, UFSC

Profa. UFSC, Centro de Ciências da Educação, Curso de Pedagogia e PPGE.

Jocemara Triches, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no Departamento de Pedagogia, FAED/UDESC. Doutoranda no PPGE/UFSC. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO). E-mail: jtriches@yahoo.com.br

Pubblicato

2012-10-05

Come citare

Evangelista, O., & Triches, J. (2012). Curso de Pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessor. Educar Em Revista, 28(45), p. 185–198. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29390

Fascicolo

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