Curso de Pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessor

Autores/as

  • Olinda Evangelista UFSC
  • Jocemara Triches Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumen

No presente artigo objetivou-se discutir a relação entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, aprovadas em 2006, e as orientações de Organizações Multilaterais. Analisou-se a documentação relativa à formação de professores procedente de Organizações Multilaterais, a literatura sobre reconversão docente e cotejaram-se os dados com os recolhidos nas DCNP. Foi possível verificar, por meio de análise qualitativa, que o professor assume um lugar privilegiado, constituindo-se como protagonista da reforma deflagrada, após os anos de 1990, na América Latina e Caribe. Implicitamente este sujeito configura-se como um superprofessor – multifuncional, polivalente, flexível, protagonista, tolerante. A proposta de transformação de suas funções configura-se como estratégia de reconversão e confirma-se na documentação examinada. Inúmeros elementos das DCNP convergem com os propostos por OM. Tal articulação corrobora com o processo de alargamento do conceito de docência e gestão e a restrição da formação teórica e do tempo de formação que, por consequência, pode levar à desintelectualização do professor e à configuração do Curso de Pedagogia, segundo as DCNP, como espaço de reconversão do professor em superprofessor.

Biografía del autor/a

Olinda Evangelista, UFSC

Profa. UFSC, Centro de Ciências da Educação, Curso de Pedagogia e PPGE.

Jocemara Triches, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no Departamento de Pedagogia, FAED/UDESC. Doutoranda no PPGE/UFSC. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO). E-mail: jtriches@yahoo.com.br

Publicado

2012-10-05

Cómo citar

Evangelista, O., & Triches, J. (2012). Curso de Pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessor. Educar Em Revista, 28(45), p. 185–198. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29390

Número

Sección

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