Reformas educacionais: descentralização, gestão e autonomia escolar

Autores/as

  • Ângelo Ricardo de Souza

Palabras clave:

reformas educacionais, descentralização, autonomia, gestão educacional, education reforms, decentralization, autonomy, education management.

Resumen

Este artigo apresenta, por meio de estudo bibliográfico, um esforço de conceituação das reformas educacionais, pautando o seu padrão uniformizador na América Latina e discutindo o seu eixo a partir das políticas de descentralização e as relações da descentralização com a autonomia da escola. O texto busca diferenciar as diversas formas pelas quais a descentralização se apresenta na política educacional.

Education reforms: decentralization, management and school autonomy

Abstract

This article presents, on a bibliographical research, an effort to show the concepts of education reforms. It also points their pattern of uniformity in Latin America and their axis on Politics of decentralization whose are related to the autonomy of the school. The text intends to identify the several ways in which decentralization is presented by education politics.

Cómo citar

de Souza, Ângelo R. (2003). Reformas educacionais: descentralização, gestão e autonomia escolar. Educar Em Revista, 19(22), p. 17–49. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2173

Número

Sección

Dossiê Temático