A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais

Autores/as

  • Nelson De Luca Pretto Universidade Federal da Bahia
  • Nicia Cristina Rocha Riccio Universidade Federal da Bahia

Resumen

O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.

Palavras-chave: formação continuada; professor universitário; tecnologias digitais; educação a distância; experiência como formação.

Biografía del autor/a

Nelson De Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Brasil.

Nicia Cristina Rocha Riccio, Universidade Federal da Bahia

 Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Bahia

Publicado

2010-10-06

Cómo citar

Pretto, N. D. L., & Riccio, N. C. R. (2010). A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar Em Revista, 26(37), p. 153–169. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144

Número

Sección

Dossiê Temático