La educacón en el cambio social: lugar central, lugar secundário y lugar ninguno

Autores/as

  • Elie Ghanem Feusp

Palabras clave:

educação, mudança social

Resumen

Traz exemplos que sustentam a hipótese de que há uma discrepância entre o sentido geral atribuído à educação pelos enfoques sociológicos e aquele que é conferido por autoridades públicas e profissionais de organizações escolares. O sentido que tais autoridades e profissionais atribuem à educação coincide consideravelmente com as noções mais recorrentes na opinião pública, que, em geral, localiza a educação em posição central como fator de mudança social, se não até como fator exclusivo. O argumento foi elaborado para situar uma pesquisa sobre mudança educacional no Brasil, apoiada pela Fapesp em 2004-2005. Aquela pesquisa dedicou-se a reportar as características das ações de reforma educacional nos anos 1990, confrontando-as com iniciativas circunscritas, abarcadas pela denominação de inovação educacional.

Biografía del autor/a

Elie Ghanem, Feusp

Professor de sociologia da educação, da Faculdade de Educação da USP.

Publicado

2011-12-08

Cómo citar

Ghanem, E. (2011). La educacón en el cambio social: lugar central, lugar secundário y lugar ninguno. Educar Em Revista, 28(45), p. 213–229. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16582

Número

Sección

Demanda Contínua