FORMAÇÃO E ATITUDE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA CRIANÇA

Autori

  • Cléa Adas Saliba Garbin
  • Artênio José Isper Garbin
  • Ana Paula Dossi
  • Adriana Alves Costa

Parole chiave:

Violência doméstica. Professores. Crianças. Intervenção.

Abstract

A violência contra crianças é apontada como uma das principais causas de morbi-mortalidade para essa faixa etária e deve ser identificada por todos os profissionais que lidam com esse público, inclusive os professores. Objetivou-se avaliar o preparo dos professores de educação infantil, no que se refere à percepção e notificação dos casos de violência contra criança. Foram visitadas todas as instituições de ensino infantil de Araçatuba-SP, e os profissionais que consentiram (n=236), responderam a um questionário sobre o tema. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente. 91,1% se consideram responsáveis pela notificação e 86,9% se dizem capazes de identificar agressões. 80,9% declararam ter recebido informações a respeito da violência contra criança, entretanto, 67,7% sentem-se inseguros quanto à identificação dos casos. Conclui-se que, mesmo possuindo formação para proceder ante a violência, a maioria dos pesquisados ainda não se sente preparada, o que pode gerar negligência.

Come citare

Garbin, C. A. S., Garbin, A. J. I., Dossi, A. P., & Costa, A. A. (2010). FORMAÇÃO E ATITUDE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA CRIANÇA. Educar Em Revista, 2, p. 207–216. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14007

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