Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente
Parole chiave:
Paradigms, science and knowledge, education, complexity, teacher training, Paradigmas, ciência e conhecimento, educação, complexidade, formação docenteAbstract
Centrando leituras sobre as bases teóricas do paradigma científico dominante,em seus fundamentos racionalistas-cientificistas, determinantes naciência, no saber e nos conhecimentos trabalhados na escola, apresentamosa proposição de uma educação voltada para a complexidade. Tal proposiçãosurge do chamado paradigma emergente, o qual visa superar as inércias e areatividade tradicionais nos procedimentos de escolarização e de formaçãodocente e caminhar em situações pró-ativas e em prótopias mobilizadoraspara a implementação de ações curriculares e educativas que possibilitemuma formação mais aberta, flexível e inter-transcultural, que culmine comuma educação mais humana e convivencial.Come citare
Rodrigues, Z. A. L. (2008). Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente. Educar Em Revista, 24(32), p. 87–102. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13921
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