Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana
Mots-clés :
EJA e educação popular, EJA e processos de conscientização, vida cotidiana e educação popular, processos de conscientização e educação, YAE and popular education, YAE and awareness processes, daily life and popular educationRésumé
O presente artigo discorre sobre as relações entre a educação popular, a
Educação de Jovens e Adultos (EJA) e algumas possibilidades de contribuição
da psicologia social comunitária para a prática dos educadores, hoje, no
seu trabalho de educação/alfabetização. Identificam-se origens epistemológicas
comuns, quando do início dos trabalhos de alfabetização e conscientização e
dos movimentos sociais, a partir dos anos 60. Paulatinamente, vai acontecendo
uma diferenciação entre estes dois campos à medida que o país entra
no período da redemocratização. São identificadas semelhanças, diferenças e
intersecções entre estes dois campos, destacando-se algumas “reflexões”
para a prática dos educadores, à luz da filosofia de Paulo Freire e das práticas
de emancipação popular, orientadas pelos trabalhos da psicologia social
comunitária. Procede-se a uma análise psicossocial das tensões e paradoxos
que surgem na prática dos educadores, analisando as repercussões e impactos
psicossociais que podem contribuir para avanços ou recuos nos processos
de conscientização, seja dos educadores, seja dos educandos. Ao final,
são apresentadas algumas sugestões para a formação de educadores dentro
de uma perspectiva da conscientização e participação na vida cotidiana.
Palavras-chave: EJA e educação popular; EJA e processos de conscientização;
vida cotidiana e educação popular; processos de conscientização e educação.
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