Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana
Palabras clave:
EJA e educação popular, EJA e processos de conscientização, vida cotidiana e educação popular, processos de conscientização e educação, YAE and popular education, YAE and awareness processes, daily life and popular educationResumen
O presente artigo discorre sobre as relações entre a educação popular, a
Educação de Jovens e Adultos (EJA) e algumas possibilidades de contribuição
da psicologia social comunitária para a prática dos educadores, hoje, no
seu trabalho de educação/alfabetização. Identificam-se origens epistemológicas
comuns, quando do início dos trabalhos de alfabetização e conscientização e
dos movimentos sociais, a partir dos anos 60. Paulatinamente, vai acontecendo
uma diferenciação entre estes dois campos à medida que o país entra
no período da redemocratização. São identificadas semelhanças, diferenças e
intersecções entre estes dois campos, destacando-se algumas “reflexões”
para a prática dos educadores, à luz da filosofia de Paulo Freire e das práticas
de emancipação popular, orientadas pelos trabalhos da psicologia social
comunitária. Procede-se a uma análise psicossocial das tensões e paradoxos
que surgem na prática dos educadores, analisando as repercussões e impactos
psicossociais que podem contribuir para avanços ou recuos nos processos
de conscientização, seja dos educadores, seja dos educandos. Ao final,
são apresentadas algumas sugestões para a formação de educadores dentro
de uma perspectiva da conscientização e participação na vida cotidiana.
Palavras-chave: EJA e educação popular; EJA e processos de conscientização;
vida cotidiana e educação popular; processos de conscientização e educação.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.