Escolha de uma escola federal de ensino médio integrado do interior brasileiro: a atualidade das contribuições de Bourdieu

Auteurs-es

Mots-clés :

Escolha da escola, Ensino Médio Integrado, Bourdieu, Capital Cultural

Résumé

Este artigo, situado no campo dos estudos sociológicos sobre a escolha do estabelecimento de ensino, discute a atualidade das teorizações de Pierre Bourdieu para a compreensão da escolha da escola de ensino médio, em uma pequena cidade na área do semiárido brasileiro, no Estado de Minas Gerais. Mais especificamente, interroga a atualidade e a utilidade do conceito de capital cultural nesse contexto. Baseia-se em resultados de uma pesquisa sobre o processo de escolha, por jovens e suas famílias, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e, especificamente, do curso de Técnico em Informática para Internet, integrado ao ensino médio, oferecido no Campus Janaúba do IFNMG. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram: aplicação de questionários aos alunos e a seus responsáveis; realização de grupos focais com estudantes e de entrevistas com alguns deles e seus responsáveis. Os resultados apontam a necessidade de considerar, no contexto pesquisado, o conceito de capital cultural em uma acepção ampla, não necessariamente ligada à alta cultura, mas mantendo a ideia de recursos culturais que representam vantagens no campo acadêmico. Nesse sentido, a pesquisa reafirma a atualidade e a utilidade do conceito de capital cultural e, especialmente, da noção de capital informacional, na compreensão do processo de escolha do estabelecimento de ensino.

Bibliographies de l'auteur-e

Bruna Tatianne Moura de Queirós, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutora em Educação pela UFMG; Mestre em Educação pela UFVJM. Assistente Social do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Avançado Janaúba.

Tânia de Freitas Resende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ciências Aplicadas á Educação da Faculdade de Educação da UFMG.  Pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE).

Débora Cristina Piotto, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Professora Associada do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Riberirão Preto da Universidade de São Paulo.

Publié-e

2022-12-21

Comment citer

Moura de Queirós, B. T., de Freitas Resende, T., & Piotto, D. C. (2022). Escolha de uma escola federal de ensino médio integrado do interior brasileiro: a atualidade das contribuições de Bourdieu. Educar Em Revista, 38. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85960

Numéro

Rubrique

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?