Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação, Escola, Identidade étnico-racial, Racismo, Socialização étnico-racial

Résumé

Pesquisas recentes apontam os benefícios da socialização étnico-racial para as crianças e os adolescentes negros. Este trabalho teve o objetivo de verificar a percepção acerca da socialização étnico-racial e seus efeitos na identidade étnico-racial, bem como as implicações do racismo na identidade étnico-racial dos estudantes negros. Utilizamos como aporte teórico a literatura sobre a identidade, o racismo na educação, os estudos acerca da socialização étnico-racial e os que tratam da implementação da Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003) nas escolas brasileiras. Participaram desta pesquisa 120 alunos que estão cursando os anos finais do ensino fundamental, por meio de um questionário autoaplicável. Adotamos o Software SPSS para a análise dos dados mediante associação da cor da pele com a socialização étnico-racial, a identidade e a experiência de racismo. A percepção desses participantes evidenciou que a socialização dos saberes afro-brasileiros e africanos contribui para a valorização positiva da identidade dos sujeitos. Assim, recomendamos que estudos futuros investiguem a promoção, mas também a qualidade da socialização étnico-racial transmitida nas escolas.

Bibliographies de l'auteur-e

Patrícia Modesto Matos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Sergipe

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Psicologia, Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe

Publié-e

2021-12-06

Comment citer

Matos, P. M., & França, D. X. de. (2021). Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial. Educar Em Revista, 37. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243

Numéro

Rubrique

Dossiê - Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais