Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática
Mots-clés :
ensino-aprendizagem, didática, prática pedagógica, teaching-learning, didactics, pedagogical practiceRésumé
O saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les droits des articles publiés dans Educar em Revista sont d’auteur et la revue maintient les droits de première publication. L’accès à la revue est libre, donc les articles sont gratuits, d’attribution propre, d’utilisation non commerciale dans des applications pédagogiques.