Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
Keywords:
Abordagem (auto)biográfica, Autoformação, Temporalidades na formação, Narrativa de si, Professora-pesquisadoraAbstract
Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vida
e na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadora
como dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico está
fundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,
2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos uma
investigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, com
estreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por uma
professora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resulta
de um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Em
uma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,
pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de si
no processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexa
das dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimento
de intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos e
saberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processos
auto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisante
em empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarras
academicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que nos
coloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

