Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Precocidade, Avaliação.

Résumé

Estudantes que demonstram precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD) precisam ser educacionalmente incentivados a desenvolver o potencial que possuem sob o risco de desperdiçá-lo. Reconhecendo a importância do processo de identificação para o estímulo ao desenvolvimento máximo de cada um, esse estudo teve por objetivo identificar estudantes precoces com indicadores de AH/SD nas áreas da linguagem e da matemática, matriculados no Ensino Fundamental I. Contou-se com a participação de 245 estudantes do 1º ao 5º de uma escola pública estadual do interior do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da articulação entre instrumentos subjetivos (checklist para indicação de professores, questionários de autonomeação e nomeação por colegas) e objetivos (testes de desempenho escolar e inteligência), 12 estudantes foram identificados e seus pais e professores foram orientados sobre o trabalho junto a esse alunado.

Bibliographies de l'auteur-e

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília, com Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho - Portugal. Professora Adjunta do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal.

Miguel Claudio Moriel Chacon, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Marília. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Especial da mesma universidade.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-05

Comment citer

Martins, B. A., & Chacon, M. C. M. (2023). Identificação de estudantes precoces com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Pantanal SulMato-Grossense. Educar Em Revista, 39, e73266. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73266

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua