Políticas de educação escolar indígena no Acre

Auteurs-es

Mots-clés :

Políticas Educacionais, Indígena, Acre.

Résumé

O artigo analisa uma das políticas educacionais para a diversidade, a de Educação Escolar Indígena. O estudo foca em problemas na sua efetivação, permitindo-nos refletir sobre seu desenvolvimento no Acre. Aponta os embates na sua definição, destacando o papel dos agentes envolvidos desde a formulação até a execução nos contextos formais. Toma como base metodológica o Ciclo de Políticas. Das questões resultantes destacamos o fato das propostas e práticas de EEI no Acre terem transformado os direitos educativos indígenas em obrigações de Estado, mas perdendo seu caráter de produção coletiva e autônoma.

Biographie de l'auteur-e

José Alessandro Cândido da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2015. Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense, 2011. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2003) e em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2000). Professor do Magistério Superior na UFAC - Campus Floresta. Atualmente ocupa a função de Coordenador do Curso de Licenciatura Indígena da UFAC - Campus Floresta (segundo mandato: Portaria 2.414 de 16 de agosto de 2017) e é professor das disciplinas de Ciências da Educação no mesmo curso e de Filosofia, Educação para as relações Étnico-Raciais e Fundamentos da Educação Indígena no Curso de Pedagogia no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre. Membro do Conselho Universitário na UFAC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Educação.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-01

Comment citer

Silva, J. A. C. da. (2019). Políticas de educação escolar indígena no Acre. Educar Em Revista, 35(77), p. 321–338. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67998

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua