A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities

Auteurs-es

  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Alexandra Ayach Anache Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Résumé

O presente texto tem como objetivo analisar o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior como estratégia de permanência da pessoa com deficiência na educação superior. O Programa Incluir foi criado em 2005 e tem o “[...] objetivo de promover ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições federais de educação superior (IFEs)” (BRASIL, 2013). A metodologia utilizada no texto foi análise documental e bibliográfica. Os dados analisados indicam que o Programa Incluir vem sendo uma das possibilidades para favorecer a permanência de estudantes, público-alvo da Educação Especial, desenvolvendo seus estudos na educação superior.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-04

Comment citer

Maciel, C. E., & Anache, A. A. (2017). A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities. Educar Em Revista, p. 71–86. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático