Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolar
Keywords:
Teorias subjetivas, motivação, expectativas do profesorAbstract
Pesquisa qualitativa que procura descrever e interpretar as teorías subjetivas de um grupo de professores de uma escola técnica pública sobre a motivação escolar (seu papel como agente motivacional e motivação relacionada às alunas) e suas expectativas a respeito do sucesso e fracasso escolar. Os dados coletados, mediante observação direta de reuniões dos profesores e de uma entrevista grupal em profundidade, foram analizados utilizando-se o programa Atlas-Ti, seguindo as orientações da Grounded Theory. Os resultados mostram que a supervalorização, por parte dos profesores, quanto a sua responsabilidade como agente motivacional, ignora outras variáveis no processo ensino-aprendizagem, dependentes tanto das alunas como do contexto educativo, e que suas expectativas de sucesso ou fracasso se relacionam diretamente com os objetivos do estabelecimento.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

