As representações sociais no campo educativo

Auteurs-es

  • Michel Gilly

Mots-clés :

Representações sociais, significações e aquisições, campo educativo, social representations, meanings and acquisitions, educative field

Résumé

Com exceção de alguns trabalhos como aqueles de MOLLO (1970, 1986) ou SIANO, (1985), há ainda poucas pesquisas no domínio educativo onde as representações sociais ocupam um lugar central. Para explicar resultados obtidos sobre os fatos que não têm estatuto de representação social, os autores ou bem estudam certos aspectos certas manifestações, ou abordam apenas fatores ou determinantes subjacentes (com estatuto de variável intermediária). Assinalaremos então primeiramente a importância de recorrer a noção de representação social no campo que nos interessa. Extrairemos em seguida, alguns resultados empíricos dos estudos realizados que nos situam sucessivamente do ponto de vista das relações entre representações sociais e discursos sobre as instituições, representações sociais e relação pedagógica, representações sociais e significações das situações e aquisições.

Social representation in the educative field

Abstract

MOLLO (1970, 1986) or SIANO (1985), in which social representation are focused. Or the authors talk aboutsome aspects or manifestations, or they just treat about some factors or subjacentdeterminers (with a statute of intermediary variation) to explain obtained results that do not have statute of social representation. Right in the beginning of this article we will show up the importance of social representation in the field that we are interested. Hereafter we will extract some empiric results from other researches that situate us successively in the point of view of the relations among social representations and pedagogic relations, social representations, meaning of situations and aquisition.

Comment citer

Gilly, M. (2002). As representações sociais no campo educativo. Educar Em Revista, 18(19), p. 231–252. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2092

Numéro

Rubrique

Tradução