Currículo e alfabetização: significações em disputa na busca de outros possíveis

Autores/as

Palabras clave:

Currículo, Alfabetização, Políticas Curriculares, Formação docente.

Resumen

As tensões entre currículo e alfabetização têm se tornado cada vez mais evidentes nos últimos anos. Seja no campo das práticas desenvolvidas na escola, seja no âmbito das políticas educacionais, os dois campos têm se interconectado e questionado um ao outro mutuamente. As políticas curriculares nos últimos anos tomam a alfabetização como um campo estratégico para a promoção da nomeada “qualidade da educação”, produzindo disputas sobre o que significa ser alfabetizado/a. Ao mesmo tempo, as políticas que se debruçam sobre a alfabetização discutem questões caras ao campo do currículo, como: o que se deve ensinar? O que conta como conhecimento no processo de alfabetização? Quem é o sujeito alfabetizado/a e quem é o/a professor/a alfabetizador/a? Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir as aproximações e os tensionamentos possibilitados pelo diálogo entre os dois campos. Argumentamos que tanto alfabetização como currículo estão envolvidos no processo de luta por significados e, nesse processo, podem criar a fixação de sentidos, mas também pode possibilitar fissuras e criação de outros modos de vida.

Biografía del autor/a

Maria Carolina da Silva Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social/UFMG. Doutora em Educação (PPGE/UFMG) e Pós-doutorada no ProPEd/UERJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e Diversidade (NEPED/CP/UFMG) e vice coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC/FaE/UFMG).

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro.

Rita de Cássia Prazeres Frangella: Doutora em Educação pela UERJ. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Procientista da UERJ.

Publicado

2024-08-27

Cómo citar

Caldeira, M. C. da S., & Frangella, R. de C. P. (2024). Currículo e alfabetização: significações em disputa na busca de outros possíveis. Educar Em Revista, 40(1), e95436. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/95436

Número

Sección

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras