A imigração venezuelana e o contexto da alfabetização de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista, Roraima, Brasil: um olhar para as considerações da gestão
Palabras clave:
i)migração, crianças brasileiras e venezuelanas, alfabetização nas escolas municipaisResumen
Buscamos o entendimento sobre como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e as escolas públicas de Boa Vista/Roraima estão respondendo ao processo de alfabetização considerando o ingresso de crianças venezuelanas nas escolas. Este artigo é decorrente de uma pesquisa etnográfica, em andamento, em duas escolas municipais de Boa Vista/RR. Realizamos entrevistas com a secretária e vice-secretária, com a equipe gestora das 2 escolas envolvidas e os professores inseridos nelas. Elaboramos as categorias de análise: formação; atuação; relações e desafios. No que tange à formação profissional, todos os sujeitos apresentam formação condizente com a área de atuação e destacam as ações que a SMEC vem oferecendo. Na atuação profissional constata-se que os profissionais têm se empenhado nas distintas ações deliberadas pela SMEC, contudo, há a necessidade de a família estar presente neste processo. A imigração intensificou o olhar para a educação. Fica claro que o agravamento e o surgimento de alguns problemas se deram não somente pela imigração. A pandemia da Covid-19 e a questão econômica/vulnerabilidade das famílias aparecem como elementos importantes no processo de alfabetização e na relação que se estabelece entre a escola com as famílias e as crianças. Os desafios encontrados nos processos de alfabetização viabilizam e dão vazão para o entendimento de problemas estruturais decorrentes de vários fatores sociais, que passam a ser analisados e buscadas alternativas para sanar as problemáticas junto à SMEC.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

