Capacitismo e anticapacitismo na Educação Básica:

Uma análise da (Re)produção de práticas a partir dos relatos de profissionais escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.92521

Palavras-chave:

capacitismo, educação básica, práticas pedagógicas, anticapacitismo.

Resumo

Com este estudo objetivamos identificar como o capacitismo é (re)produzido nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental na Educação Básica a partir do relatos dos profissionais da escola, bem como, quais elementos são constituintes de práticas pedagógicas anticapacitistas no contexto escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e de cunho exploratório. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto aos profissionais da escola e analisadas com a técnica de análise temática das autoras Virginia Braun e Victoria Clarke e da pesquisa localizada de Donna Haraway. O referencial teórico utilizado foi o dos Estudos da Deficiência na Educação e o dos Estudos Feministas da Deficiência, mais especificamente a teoria da Ética do cuidado. Nos resultados discutimos sobre as barreiras presentes na estrutura da escola, o desconhecimento do serviço de Atendimento Educacional Especializado/AEE por parte dos profissionais, as práticas pedagógicas que reproduzem o capacitismo na escola, a formação docente e as práticas pedagógicas com elementos anticapacitistas percebidas na referida pesquisa.

Biografia do Autor

Simone De Mamann Ferreira, Colégio de Aolicação/ Universidade Federal de Santa Catarina - CA/UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia/UFSC, Mestre em Educação/UFSC e Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marivete Gesser, Professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora bolsista PQ-1D do CNPq, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, doutora em Psicologia pela UFSC, pós-doutora pela State University of New York/USA.

Geisa Letícia Kempfer Böck, Professora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC)

Professora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora do mestrado profissional em Educação Inclusiva/PROFEI, Brasil.  graduada em Educação Especial/UFSM, mestre em Educação e Formação de Educadores pela UFSC, doutora em Psicologia/UFSC.

Referências

AGROSINO, Michael. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ALMEIDA, Paula Cristina Soares Silva. Condições do trabalho docente: políticas e processos de desenvolvimento profissional.2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, 2020. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2020/07/PAULA-CRISTINA-SOARES-SILVA-DE-ALMEIDA.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

ASSUNÇÃO, Sabrina Mangrich; CHAVES, Fabiane Araújo. O Capacitismo vivenciado pela pessoa com deficiência no contexto escolar: Um ensaio teórico. In: SILVA, Solange Cristina; BECHE, Rose Cler Estivalete; COSTA, Laureane Marília Lima (Orgs.). Estudos da Deficiência na Educação: Anticapacitismo, Interseccionalidade e Ética do Cuidado. Florianópolis: Editora Udesc, 2022. p. 49-77.

BAGLIERI, Susan; BEJOIAN, Lynne M.; BRODERICK, Alicia A.; CONNOR, David; VALLE, Jan. [Re]claiming “Inclusive Education” toward cohesion in educational reform: Disability studies unravels the myth of the normal child. Teachers College Record, v. 113, n. 10, p. 2122-2154, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/016146811111301001. Acesso em: 04 abr. 2023.

BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. O Desenho Universal para Aprendizagem como Princípio do Cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, Editora Udesc, v. 16, n. 2, p. 361-380, 2020. Disponível em:https://doi.org/10.5965/1984317815022019361. Acesso em: 08 abr. 2023.

BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LUIZ, Karla Garcia; GESSER, Marivete; MAGNABOSCO, Molise de Bem. Guia para Práticas Anticapacitistas na Universidade. Unesp; Santander, 2022.

BRAUN, Virgínia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 01 maio 2023.

CAST. Diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem versão 2.2. 2018. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org/?utm_source=castsite&lutm_medium=web&utm_campaign=none&utm_content=aboutudl. Acesso em: 14 nov. 2022.

CAMPBELL, F. K. Contours of Ableism – The production of disability and abledness. 1. ed. Palgrave Macmillan, 2009. Disponível em: https://www.freelists.org/archives/sig-dsu/08-2013/pdfyWdtytodrO.pdf. Acesso em: 08 mar. 2023.

CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Práticas educativas: ensino colaborativo. In: CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho; ZANATA, Eliana Marques; PEREIRA, Verônica Aparecida (Orgs.). Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental. Bauru: MEC/FC/CEE, 2008.

CORCORAN, Tim; CLAIBORNE, Lise; WHITBURN, Ben. Paradoxes in inclusive education: a necessary condition of relationality? International Journal of Inclusive Education, v. 23, n. 10, p. 1003-1016, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1080/13603116.2019.1625453. Acesso em: 24 out. 2021.

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade [recurso eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020. Disponível em: http://www.ser.puc-rio.br/2_COLLINS.pdf. Acesso em: 08 jun. 2023.

CRUZ NETO, Otávio. O Trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2002.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba, v. 31, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013. Acesso em: 15 mar. 2023.

DIAS, Adriana. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social. In: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência, 1-14, 2013. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência. SEDPcD/Diversitas/USP Legal. São Paulo, 2013.

DINIZ, Débora. Modelo social da deficiência: a crítica feminista. SérieAnis, Brasília, v. 28, p. 1-10, 2003. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15250?locale=fr. Acesso em: 01 jun. 2020.

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

FERREIRA, Simone De Mamann; COSTA, Laureane Maília de Lima; KITTEL, Rosangela. Planejamento, Práticas e Recursos Pedagógicos com Foco no Desenho Universal para a Aprendizagem/DUA. In: MARTINS, Claudete da Silva Lima; FERREIRA, Cristiano Corrêa. (Orgs.). Estudos da Deficiência na Educação: refletindo o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma Possibilidade de Ensino para Todas as Pessoas. Bagé,RS: Unipampa, 2024. p. 117-173.

FIETZ, Helena Moura; MELLO, Anahi Guedes. A Multiplicidade do cuidado na experiência da deficiência. Revista ANTHROPOLÓGICAS, Recife, v. 29, p. 114-141, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/238990. Acesso em: 16 maio 2022.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.13038. Acesso em: 2 abr. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GARLAND -THOMPSON, Rosemari. Integrating disability, transforming feminist theory. NWSA Journal. Indiana, v. 14, n. 3, p. 1-32. 2002.

GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahi Guedes. Estudos da Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena (Orgs.). Estudos da Deficiência: Anticapacitismo e Emancipação Social. Curitiba: Editora CRV, 2020. p. 17-35.

GESSER, Marivete; FIETZ, Helena. Ética do Cuidado e a experiência da deficiência: entrevista com Eva Feder Kittay. Revista Estudos Feministas, v. 29, n. 2, 2021, e64987. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n264987. Acesso em: 12 abr. 2022.

GESSER, Marivete. Por uma educação anticapacitista: contribuições dos estudos sobre deficiência para a promoção de processos educativos inclusivos na escola. In: OLTAMARI, Leandro Castro; GESSER, Marivete; FEITOSA, Ligia Rocha Cavalcante (Orgs.). Psicologia Escolar e Educacional: processos educacionais e debates contemporâneos. Florianópolis: Edições do Bosque, 2020. p. 93-113. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104796. Acesso em: 08 out. 2022.

HARAWAY, Dona. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n. 5, p. 07-41, 1995.

hooks, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

KAFFER, Alison. Feminist, Queer, Crip. Indiana University Press, Bloomington and Indianapolis, USA, 2013.

KITTAY, Eva Feder. Love’s Labor: essays on women, equality and dependency. New York: Routledge, 1999.

KITTAY, Eva Feder. The Ethics of Care, Dependence and Disability. Juris, v. 24, n. 1, p. 48-58, 2011.

KONRAD, Annika M. Access fatigue: The rhetorical work of disability in everyday life. College English, v. 83, n. 3, p. 179-199, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Ed. Cortez, 2006.

LOPES, Paula Helena; FERREIRA, Simone De Mamann; GESSER, Marivete. Gênero e cuidado: um olhar emancipatório para o campo da educação inclusiva. In: SILVA, Solange Cristina; BECHE, Rose Cler Estivalete; COSTA, Laureane Marília de Lima (Orgs.). Estudos da Deficiência na Educação: Anticapacitismo, Interseccionalidade e Ética do Cuidado. Florianópolis: Editora Udesc, 2022. p. 49-77.

MACHADO, Rosangela; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; MELLO, Anahi Guedes. A Escolarização das pessoas com deficiência no Brasil: Educação inclusiva e produção de sentidos. In: SILVA, Solange Cristina; BECHE, Rose Cler Estivalete; COSTA, Laureane Marília de Lima (Orgs.). Estudos da Deficiência na Educação: Anticapacitismo, Interseccionalidade e Ética do Cuidado. Florianópolis: Editora Udesc, 2022. p. 49–77.

MELLO, Anahi Guedes. Deficiência, incapacidade e Vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3265-3276, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.07792016. Acesso em: 4 maio 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Ed. Hucitec, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 26 maio 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 4, de 02 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO [SED]. Política de educação especial. Florianópolis, 2018.

TAYLOR, Sunaura. Beasts of Burden: Animal and Disability Liberation. New York: The New Press, 2017.

VALLE, Jan W., CONNOR, David J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. São Paulo: AMGH Editora, 2014.

ZIRBEL, Ilze. Uma Teoria Político-feminista do Cuidado. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167820. Acesso em: 19 maio 2021.

Publicado

2025-08-12

Como Citar

Ferreira, S. D. M., Gesser, M., & Kempfer Böck, G. L. (2025). Capacitismo e anticapacitismo na Educação Básica: : Uma análise da (Re)produção de práticas a partir dos relatos de profissionais escolares. Educar Em Revista, e92521. https://doi.org/10.1590/1984-0411.92521

Edição

Seção

Demanda Contínua