Apresentação - Educação, saúde e assistência às infâncias: inflexões em torno do objeto de pesquisas

Autores/as

Palabras clave:

Assistência. Infâncias. Educação. Saúde. História da Educação

Resumen

Este artigo tem como intuito apresentar algumas reflexões acerca do dossiê Educação, Saúde e assistência às infâncias: saberes, conhecimentos e práticas sociais. Em sua organização reúne artigos que tencionam debater iniciativas públicas e ou privadas produzidas por intelectuais e ou instituições no âmbito da institucionalização de conhecimentos científicos e de modelos de assistência relacionados com a saúde pública, as ações tutelares e a educação das infâncias. Com esse intento, congrega dez artigos decorrentes de pesquisas com variados repertórios documentais e referenciais teórico-metodológicos que expressam tendências e perspectivas de análises possíveis acerca da produção de conhecimentos no âmbito das ciências humanas. Deste modo, os artigos contribuem para reflexões que se ancoram em temáticas relacionadas à filantropia; às políticas públicas de saúde, de interdição e de educação; as problemáticas relativas à higiene escolar, aos processos de escolarização, as instituições de atendimento assistencial e de educação, bem como potencializam analises sobre o papel dos intelectuais e das instituições em diferentes espaços/tempos que tomam às infâncias como eixo mobilizadores de inflexões e de pesquisas.

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Camara, S., & Ferreira, L. O. (2023). Apresentação - Educação, saúde e assistência às infâncias: inflexões em torno do objeto de pesquisas. Educar Em Revista, 39, e92242. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/92242

Número

Sección

DOSSIÊ Educação, Saúde e Assistência às Infâncias: saberes, conhecimentos e práticas sociais