Infâncias da terra amazônica rondoniense

narrativas e representações das crianças do meio rural

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.89829

Keywords:

Infâncias Rurais, Educação Infantil, Transporte Escolar, Escolas Rurais, Brincadeiras Infantis

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar parte das representações das infâncias de quarenta e seis crianças pequenas da faixa etária entre quatro e cinco anos de idade, matriculadas na educação infantil em três scolas rurais, no contexto da região amazônica rondoniense, do Vale do Jamari, município de Ariquemes, norte do  Brasil. Para tanto, pautamos nossa perspectiva na seguinte indagação: o que as crianças mais gostam de fazer? Em termos metodológicos por meio da pesquisa-ação, valemo-nos da observação direta sobre o transporte e cotidianos escolares das crianças matriculadas na pré-escola. Além disso, para a constituição da análise, valorizamos fragmentos de narrativas orais em rodas de conversas, registros iconográficos na condição de fotografias e desenhos livres, além do caderno de campo, entre outros materiais que compuseram as etapas da investigação. Após a coletadas e sistematizadas das fontes, percebemos que as crianças pequenas expressaram parte de suas percepções sobre temas variados e autênticos, preferencialmente: brincadeiras, natureza e família.

Author Biographies

Andressa Lima da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Educação, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil; Professora EBTT, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Educação, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; Professor, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil.

References

Josemir Almeida. Organização do ensino rural em Minas Gerais, suas muitas faces em fins do XIX e início do XX (1899-1911). Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta. 2006.

BOGDAN, Roberto Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Olhar o mundo e ver a criança: ideias e imagens sobre ciclos de vida e círculos de cultura. Crítica Educativa, v. 1, n. 1, p. 108, 2015.

BRASIL. Lei n. 8.069/90 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

GAGNEBIN, Jeane Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática, 2010.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. A escrita da história da infância: periodização e fontes. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 90-118.

KRAMER, Sonia. A infância e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 13- 24. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf

KRAMER, Sônia; SANTOS, Tania Regina Lobato dos. Contribuições de Lev Vigotski para pesquisa com crianças. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; TEIXEIRA, Elizabeth. (org.). Abordagens e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011. p. 17-36.

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel. Infância: fios e desafios da pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997.

LAUWE, Marie-José. Um outro mundo: a infância. São Paulo: Edusp, 1991.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, consciência e personalidad. Buenos Aires: Ciências del Hombre, 1983.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988. p. 59-83.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, [197-].

KE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2017.

LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: PUC/SP, 2002.

MELLO, Suely Amaral; FARIAS, Maria Auxiliadora. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Revista Educação, v. 35, n. 1, p. 53-68, 2010. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1603

NATIVIDADE, Michelle Regina; COUTINHO, Maria Chalfin; ZANELLA, Andréia Vieira. Desenho na pesquisa com crianças: análise na perspectiva histórico-cultural. Unisinos, v. 1, n. 1, p. 9-18, 2008. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v1n1/v1n1a02.pdf

OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos (org.). Infância e história: leitura e escrita como práticas narrativas. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1997.

SANTOS, Silvana de Fátima dos; SILVA, Andressa Lima da; BARROS, Josemir Almeida. O desfalecimento silencioso das escolas multisseriadas em Rondônia:: retrospectos e realidade que agonizam. In: REUNIÃO CIENTIFICA REGIONAL NORTE DA ANPED, 2., 2018, Acre. Anais das reuniões regionais da ANPEd. Acre: Anped, 2018. p. 1-6. http://anais.anped.org.br/regionais/p/norte2018/trabalhos?page=3&sort=desc&order=T%C3%ADtulo

SILVA, Lourdes Helena da; MORAIS, Teresinha Cristiane de; BOF, Alvana Maria. A educação no meio rural do Brasil: revisão da literatura. In: BOF, Alvana Maria (org.). A educação no Brasil rural. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 193-207.

SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline; SILVA, Juliana Bezzon da. Educação infantil do campo. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, Carmem Virgínia Moraes da; SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes. As crianças do campo e suas vivências: o que mostram suas brincadeiras e brinquedos. Cadernos Cedes, v. 37, n. 103, p. 361-376, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017176065

TSUHAKO, Noriko. A criança e o desenho: um estudo sobre expressão e comunicação. São Paulo: Cortez, 2017.

VASCONCELLOS, Eduardo A. de. Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural. Caderno de Pesquisa, n. 86, p. 65-73, 1993. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/940

VYGOTSKI, Lev. La imaginación y el arte enlainfancia. 4. ed. Madrid: Akal, 1998.

Published

2025-06-16

How to Cite

Silva, A. L. da, & Barros, J. A. (2025). Infâncias da terra amazônica rondoniense: narrativas e representações das crianças do meio rural. Educar Em Revista, e89829. https://doi.org/10.1590/1984-0411.89829

Issue

Section

Demanda Contínua