Construção colaborativa da BNCC: vozes dissonantes

Autores/as

Palabras clave:

Currículo, Coordenação Pedagógica, Educação Pública, Base Nacional Comum Curricular.

Resumen

Este artigo investigou a participação colaborativa da construção da BNCC sob o olhar das coordenadoras pedagógicas das escolas estaduais que atendem aos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Viçosa/MG por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, categorizados, a partir da descrição das percepções e transcrição dos diálogos, e analisados por meio da triangulação com o referencial teórico e com a abordagem do Ciclo de Políticas, metodologia de análise escolhida. Os resultados revelaram que, apesar de as coordenadoras pedagógicas afirmarem boa comunicação com o Ministério da Educação (MEC) e recebimento de convites para a participação na construção da BNCC, elas não acompanharam o processo com os professores, o que pode indicar que a construção colaborativa não aconteceu. Além disso, vozes dissonantes quanto ao processo de elaboração da Base se fizeram presentes na pesquisa. Coordenadoras Pedagógicas, referencial teórico, e discurso do MEC, por vezes, divergiram no que diz respeito à construção e implementação da BNCC.

Biografía del autor/a

Beatriz Vieira Magdaleno, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora da Educação Básica, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas redes pública e privada. Possui experiência como professora do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB) da UFV; Pedagoga do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee) do IFMG - Bambuí/MG; Professora voluntária de Libras nos cursos de graduação em Física e Biologia do IFMG - Bambuí/MG. Membro do GATE - Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação – UFV.

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa - MG e do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Generalização de Conteúdos Matemáticos, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Intradisciplinaridade Matemática e Raciocínio Proporcional. Possui experiência profissional, como Docente Adjunta e Diretora da Faculdade de Ciências na Universidade Federal do Pará - Campus Salinópolis e como professora de Matemática da Educação Básica, nas redes pública e privada dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro nas modalidades regular e EJA. Membro do "GEFOPE - Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais - UNEMAT", do "GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática", do "GEPEMUV - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa - UFV" e do "Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação - GATE - UFV". Membro da Diretoria Regional Mineira da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-MG).

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Magdaleno, B. V., & Faria, R. W. S. de C. (2024). Construção colaborativa da BNCC: vozes dissonantes. Educar Em Revista, 40(1), e89738. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89738

Número

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