Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730

Palavras-chave:

Formação Docente, CTPC, Análise Mista

Resumo

Esse estudo elucida as percepções de um grupo de Licenciandos em Química sobre a mobilização de
conhecimentos referentes às sete bases no framework Conhecimento Tecnológico Pedagógico do
Conteúdo (CTPC) durante atividades de intervenção na pandemia. A pesquisa descritiva, de abordagem
mista e procedimento Survey, constituiu-se à luz da observação e de 29 assertivas na escala Likert, em um
questionário de autorrelato, onde as variáveis nominais foram reorganizadas em escala. A análise estatística
via software Statistical Package for the Social Sciences, demonstrou confiabilidade nos dados e disparidade
de normalidade; logo, realizou-se testes paramétrico (Anova de duas vias) e não paramétrico (Kruskal-Wallis),
considerando nível de significância de 5% (p < 0,05). Ao término, percebeu-se que dentre as 29 assertivas,
5 delas exibiram efeito significativo de algum grupo (Gênero, Faixa Etária, Colégio em que Atua, Turma que
Atende, Tempo de Participação) a partir do teste kruskal-Wallis, demonstrando haver rejeição da hipótese
nula (p ≤ 0,05 ≠ H0). Ademais, as constatações indicam que ainda há fortemente a necessidade de uma
formação docente inicial holística, onde a utilização da tecnologia torne-se apropriação em comunhão ao
Conhecimento do Conteúdo.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Professor permanente, Universidade Federal do Paraná
(UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Carla Susana Lopes Morais, Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal.

Doutora em Ensino e Divulgação das Ciências, Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal; Professora Auxiliar com Agregação, Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal.

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Bedin, E., & Morais, C. S. L. (2024). Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia. Educar Em Revista, 40(1), e87730. https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730

Edição

Seção

Demanda Contínua