Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730Palavras-chave:
Formação Docente, CTPC, Análise MistaResumo
Esse estudo elucida as percepções de um grupo de Licenciandos em Química sobre a mobilização de
conhecimentos referentes às sete bases no framework Conhecimento Tecnológico Pedagógico do
Conteúdo (CTPC) durante atividades de intervenção na pandemia. A pesquisa descritiva, de abordagem
mista e procedimento Survey, constituiu-se à luz da observação e de 29 assertivas na escala Likert, em um
questionário de autorrelato, onde as variáveis nominais foram reorganizadas em escala. A análise estatística
via software Statistical Package for the Social Sciences, demonstrou confiabilidade nos dados e disparidade
de normalidade; logo, realizou-se testes paramétrico (Anova de duas vias) e não paramétrico (Kruskal-Wallis),
considerando nível de significância de 5% (p < 0,05). Ao término, percebeu-se que dentre as 29 assertivas,
5 delas exibiram efeito significativo de algum grupo (Gênero, Faixa Etária, Colégio em que Atua, Turma que
Atende, Tempo de Participação) a partir do teste kruskal-Wallis, demonstrando haver rejeição da hipótese
nula (p ≤ 0,05 ≠ H0). Ademais, as constatações indicam que ainda há fortemente a necessidade de uma
formação docente inicial holística, onde a utilização da tecnologia torne-se apropriação em comunhão ao
Conhecimento do Conteúdo.
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