O pioneiro da educação de cegos e surdocegos nos Estados Unidos: Samuel Gridley Howe (1801-1876)

Authors

Keywords:

história da educação, educação especial, cegueira, surdocegueira, Estados Unidos

Abstract

Samuel Gridley Howe é um dos intelectuais mais influentes da história da educação de cegos e surdocegos dos Estados Unidos. Responsável pela direção do primeiro instituto estadunidense, fundado em 1829, atual Perkins School for the Blind, Howe criou uma tipografia para impressão de livros com letras em relevo, editou materiais didáticos para a educação de cegos e desenvolveu o método de alfabetização de surdocegos. Jovem médico, engajou-se na filantropia e na política em defesa da educação, das pessoas com deficiência e dos escravizados. A partir das contribuições teórico-metodológicas de Jean-François Sirinelli para o estudo dos intelectuais, são utilizadas como fontes correspondências pessoais, jornais, periódicos e relatórios do instituto. Neste artigo, apresentamos uma análise da trajetória e das ideias educativas desse intelectual, cuja atuação permitiu a criação de um novo ideário sobre a educação de cegos e surdocegos no século XIX.

Author Biography

Tatiana de Andrade Fulas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Tatiana de Andrade Fulas é doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutorado sanduíche na University of Birmingham (UK) (PDSE-Capes). Mestre em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é bacharel em Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (1998) e licenciada em Letras pelo Centro Universitário Sant'Anna (2003). Possui especialização em Literatura pela PUC-SP (2008) e em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013). Sócia-diretora da Panda Books, é responsável pela edição de livros paradidáticos e de formação de professores. Na área da educação tem realizado pesquisas sobre os seguintes temas: história da educação, história do livro, educação especial, políticas públicas educacionais, inclusão escolar, deficiência auditiva, deficiência visual, livro acessível, educação dos sentidos. ID Lattes: 1891402367563555

Published

2023-12-05

How to Cite

Fulas, T. de A. (2023). O pioneiro da educação de cegos e surdocegos nos Estados Unidos: Samuel Gridley Howe (1801-1876). Educar Em Revista, 39, e87444. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87444

Issue

Section

DOSSIÊ Educação, Saúde e Assistência às Infâncias: saberes, conhecimentos e práticas sociais