Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância

Autores/as

Palabras clave:

Decolonialidade. Educação infantil. Criança. Infância.

Resumen

O foco temático desse ensaio teórico, ancorado na linguagem, tematiza a criança e a educação infantil desde um discurso decolonial. Problematizar a perspectiva colonial de educação, criança e educação infantil anuncia-se como sua intencionalidade. A problemática pode ser assim formulada: Quais as implicações de uma postura decolonial na educação das crianças da educação infantil? O percurso da reflexão se organiza em três movimentos. O primeiro centra-se nas discussões conceituais dos termos colonial, descolonizar, pós-colonialismo e decolonialidade. O segundo visita o discurso colonial moderno de criança e o ideário pedagógico que o sustenta. E, por fim, um terceiro movimento que tece considerações acerca do discurso decolonial e suas implicações a uma pedagogia para a educação infantil. O percurso reflexivo permite visualizar que os ideários pedagógicos dominantes na educação das crianças são colonizadores. Assim, sustenta-se que uma ruptura na perspectiva colonizadora requer decolonizar o poder; o saber; o ser; o viver, o olhar e o pensamento predominante da educação das crianças, para pensar uma pedagogia decolonial da/para/com a infância.

Biografía del autor/a

Martin Kuhn, Universidade Comunitária da Região de Chapecó/SC - Unochapecó.

Doutor em Educação nas Ciências - UNIJUÍ/RS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado -Universidade Comunitária da Região de Chapecó/SC - Unochapecó. 

Livio Osvaldo Arenhart, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Cerro Largo/RS.

Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Cumpriu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação –Mestrado e Doutorado em Direito (PPGD), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). É professor Associado de Filosofia na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pedagoga, Doutora em Educação (UFRGS), especialista em Dança (PUC/RS); Pedagoga (UPF). Professora no Departamento de Metodologia do Ensino, no CE, UFSM. Atua no PPGE, orienta e pesquisa sobre os temas das culturas infantis e práticas educativas na infância. É membro do grupo de pesquisa “Filosofia, Cultura e Educação” (FILJEM/CNPq).

Publicado

2024-05-03

Cómo citar

Kuhn, M., Arenhart, L. O., & Salva, S. (2024). Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância. Educar Em Revista, 40(1), e87423. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423

Número

Sección

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente