Trajetórias e memórias de pioneiros da Amazônia setentrional: singularidades históricas, formação e bases do sistema educacional amapaense

Autores/as

Palabras clave:

Trajetórias de vida. Memórias. Amazônia setentrional. Educação amapaense.

Resumen

O trabalho revela, por meio da metodologia história de vida e das memórias das personagens entrevistadas, que trajetórias estão vinculadas a contextos sociais. Neste caso, os processos socializadores de quatro professores e quatro professoras aposentados são marcados pela história e pela formação, em suas bases, do sistema educacional amapaense localizado na Amazônia setentrional brasileira, assim como por percursos individuais singulares, mas que evidenciam o contexto da região a partir de meados do século XX.

Biografía del autor/a

Adalberto Carvalho Ribeiro, Universidade Federal do Amapá/UNIFAP

Professor Permanente do Programa de Mestrado em Educação na Universidade Federal do Amapá, PPGED/UNIFAP. Realizou estágio de pós doutoramento em educação no Instituto de Educação na Universidade de Lisboa/Portugal. Doutor em Ciências: desenvolvimento socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia/NAEA/UFPA. Vinculado ao Departamento de Educação na UNIFAP. Coordenou o GT 14 da ANPED no biênio 2019-2021.

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Ribeiro, A. C. (2023). Trajetórias e memórias de pioneiros da Amazônia setentrional: singularidades históricas, formação e bases do sistema educacional amapaense. Educar Em Revista, 39, e87370. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87370

Número

Sección

DOSSIÊ Histórias da Educação na Pan-Amazônia: sociedades, culturas, tempos e espaços