Campo, habitus e illusio – a tríade conceitual de Pierre Bourdieu no exercício de investigar a constituição de um subcampo acadêmico (das mídias e tecnologias) na Educação Física brasileira

Autores/as

Palabras clave:

Sociologia histórica, Campo da Educação Física, Mídias e tecnologias, Legitimação, Habitus, Illusio

Resumen

O artigo apresenta uma pesquisa caracterizada como uma sociologia histórica do subcampo das mídias e tecnologias (M&T) no interior do campo da Educação Física (EF) brasileira, com os conceitos bourdieusianos de campo, habitus e illusio, procurando inventariar e analisar a constituição e consolidação desse movimento na EF. Metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, procurando compreender esse campo e suas condições de possibilidades. Apresentamos e analisamos as entrevistas com nove agentes do referido espaço social, que ocuparam/ocupam estruturas de poder no interior do subcampo, coordenando o Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Foi possível organizar cinco eixos interpretativos, fortemente relacionados aos três conceitos que sustentaram epistemologicamente a pesquisa: (1) O subcampo das M&T no campo da EF brasileira: origem, conflitos, contemporaneidade; (2) A legitimidade social e acadêmica da EF; (3) Formação cultural e aspectos interdisciplinares: o habitus e as implicações na universidade e na escola; (4) Sociodinâmica cultural e implicações na universidade e na escola; (5) Afeto como interesse desinteressado: decodificação de mecanismos da illusio. Concluímos que todo esforço de capitalização desse “jogo científico” realizado pelos agentes (enquanto rede de sociabilidades) vai dando destaque ao subcampo, como estratégia e esforço coletivo de seguir de maneira intensa o objetivo de aumentar a legitimidade acadêmica, científica e social da EF brasileira, agora com as contribuições das ciências sociais e humanas.

Biografía del autor/a

Cristiano Mezzaroba, Departamento de Educação Física Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED/UFS

Doutor em Educação/UFSC, Mestre em Educação Física/UFSC, Licenciado em Educação Fisica e Ciências Sociais/UFSC

Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Pós-Doutorado no Instituto de Filosofía do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (IFS/CCHS/CSIC) - Madri/Espanha

Doutor em Educação/UFSC

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Mezzaroba, C., & Bassani, J. J. (2022). Campo, habitus e illusio – a tríade conceitual de Pierre Bourdieu no exercício de investigar a constituição de um subcampo acadêmico (das mídias e tecnologias) na Educação Física brasileira. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85962

Número

Sección

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?