Mobilização do legado de Pierre Bourdieu 20 anos depois: a atualidade de um debate para a educação

Autores/as

Palabras clave:

Pierre Bourdieu. Intervenções. Atualidade. Legado. Educação.

Resumen

O presente artigo se propõe a discutir o legado de Pierre Bourdieu para os debates em Educação, 20 anos após seu falecimento. Inicia-se com a exposição de obras inéditas de e sobre o sociólogo, que podem auxiliar a tarefa de apropriação e utilização de seu quadro teórico de análise. Como forma de atestar a profícua utilização de seu arcabouço, realiza-se uma exposição de pesquisa inédita realizada em bases de dados que contemplam as produções de pós-graduação, tentando identificar quantitativamente e qualitativamente, teses e dissertações que referenciam o sociólogo no título, resumo ou entre as palavras-chave, predispondo que o utilizam para tecer suas argumentações e a inferência de dados produzidos empiricamente e, a partir do mesmo, constroem conhecimento em Educação. Finaliza-se o texto com a recuperação do exposto ao longo do artigo, culminando com a sustentação do argumento da imprescindível presença e das mobilizações de Bourdieu para o campo científico educacional brasileiro.

Biografía del autor/a

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação pela UFPR. Professora Associada do Departamento de Educação Física da UFPR. Professora permanente no PPGEF/UFPR. Áreas de estudo: Sociologia da Educação, teoria sociológica de Pierre Bourdieu.

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Medeiros, C. C. C. de. (2022). Mobilização do legado de Pierre Bourdieu 20 anos depois: a atualidade de um debate para a educação. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85897

Número

Sección

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?